Medidas de Segurança para Uso de Wi-Fi Público Gratuito
Redes públicas em aeroportos, cafeterias e hotéis podem expor você a ameaças cibernéticas ou vírus. ExtremeVPN mantém você seguro mesmo em redes Wi-Fi públicas desprotegidas. Aprenda como!
Como Usar uma VPN para Acessar Redes Wi-Fi Públicas com Segurança?
Apesar do equívoco popular, as redes Wi-Fi públicas podem ser extremamente perigosas. Quão comum é se conectar ao Wi-Fi da sua cafeteria favorita, do hotel onde você acabou de fazer o check-in ou do aeroporto onde espera pelo próximo voo? Aprenda os riscos potenciais do uso de conexões públicas e como o ExtremeVPN pode ajudá-lo a se proteger de redes Wi-Fi inseguras.
Os 6 Riscos de Segurança Mais Proeminentes do Uso de Redes Wi-Fi Públicas
O uso de redes não seguras representa diversos perigos para a segurança cibernética; conectar-se a uma rede Wi-Fi pública pode torná-lo alvo dos seguintes ataques cibernéticos e atividades criminosas.
MITM Ataques
Um ataque Man-In-The-Middle é um ataque virtual em que um hacker entra furtivamente no deslocamento privado entre duas partes e altera o resultado da troca de comunicação.
Embora possa haver vários ataques MITM, o mais popular é a falsificação de IP. Neste ataque, um hacker usa uma web falsa para induzir o usuário a pensar que está interagindo com um site autêntico na esperança de obter informações valiosas do usuário, como senhas ou detalhes de contas bancárias.
Usuários Representação
Com a técnica MITM, os hackers podem roubar informações pessoais dos usuários e suplantar sua identidade. O que eles fazem é se passar pelo alvo do ataque, esperando lucrar com isso. Por exemplo, se conseguirem recolher informações financeiras, como detalhes de cartão de crédito ou logins de contas bancárias, poderão esvaziar o saldo do cartão de crédito ou da conta bancária, levantando ou comprando em nome da vítima.
Rogue Ponto de Acesso
Também conhecida como Rogue Wi-Fi Network, é um ponto de acesso sem fio configurado em uma rede segura sem a permissão específica do administrador da rede. Os usuários que se conectam à rede sem saber estão sujeitos a roubo de identidade e infecção maliciosa de seus dispositivos.
Dados Vazamentos
Vazamento de dados: quando um usuário se conecta a uma rede Wi-Fi não segura, todas as suas informações ficam vulneráveis a vazamentos de dados do roteador Wi-Fi da rede. É possível que hackers coletem dados valiosos sobre os usuários, como dados financeiros ou conteúdo pessoal (fotos, vídeos, etc.) deles para chantagem.
Sniffer Programas
É comum os administradores de Wi-Fi usarem programas sniffer ou farejadores de pacotes para examinar minuciosamente todo o tráfego que passa pela rede. No entanto, os hackers tiram vantagem disso gravando as informações do programa de detecção para fins de fraude.
Software Malicioso
A infecção maliciosa é uma tática notavelmente prevalente que os hackers usam para roubar informações valiosas de usuários desprotegidos. Através da rede Wi-Fi, eles espalham programas infecciosos que se escondem em vídeos ou anúncios pop-up. Clicar em qualquer um deles pode infectar imediatamente seu dispositivo e comprometer seus dados.
Quão Seguro é Usar uma VPN Quando Conectado a uma Rede Pública?
Vamos imaginar que, ao tentar estabelecer uma conexão Wi-Fi do hotel em que você está hospedado, você involuntariamente ingressa em uma rede Wi-Fi maliciosa. Os hackers podem acessar e modificar sem maior segurança todas as comunicações não criptografadas, e programas maliciosos podem até mesmo entrar furtivamente em seus dispositivos.
No entanto, com ExtremeVPN, você desfruta de proteção máxima contra leitura, injeção e modificação de dados, graças à criptografia de tunelamento. Por outro lado, vale a pena mencionar que os atacantes virtuais também podem utilizar a técnica MITM para contornar a criptografia e personificar os sites que você visita. Nesse caso, isso permitiria que eles interceptassem suas comunicações sem o seu conhecimento.
Como Prevenir Ataques Cibernéticos via Wi-Fi?
Imagine isso! Um hacker está usando um aplicativo de detecção de pacotes para tentar hackear seu smartphone por meio de sua conexão Wi-Fi. Se a rede Wi-Fi estiver desprotegida, o hacker poderá acessar suas comunicações em segundos, deixando você vulnerável a diversos ataques cibernéticos.
No entanto, redes Wi-Fi inseguras podem ser mais seguras usando uma VPN. Ao estabelecer um túnel criptografado entre o seu dispositivo e um servidor VPN protegido, o ExtremeVPN interrompe essa forma de invasão de Wi-Fi.
Proteja todos os Seus Dispositivos de Conexões Wi-Fi Públicas
Preocupado com a compatibilidade do dispositivo? ExtremeVPN tem o que você precisa! Todos os principais sistemas operacionais funcionam com ExtremeVPN, incluindo Mac, Windows, iOS, Android e Linux (em breve).
O melhor de tudo é que os roteadores não são exceção. Se você está procurando uma VPN para instalar diretamente no seu roteador, o ExtremeVPN está à sua disposição. Você pode proteger simultaneamente todos os seus dispositivos em casa ou no escritório.
As 9 Principais Recomendações Essenciais para uma Conexão Pública Segura
1. Proteja Suas Conexões com uma VPN
Redes privadas virtuais de alto nível, como ExtremeVPN, são a forma mais segura de acessar redes Wi-Fi desprotegidas. Quando você se conecta ao ExtremeVPN, seu tráfego passa por um processo de criptografia que protege suas atividades na Internet e protege seus dados de terceiros.
2. Não Mantenha Conectado em Suas Contas
Permanecer conectado às suas contas facilitaria os objetivos dos hackers de roubar suas informações. Eles poderiam decifrar seus dados de login e alterá-los sem autorização; a melhor coisa a fazer para evitar isso é sair quando terminar de usá-los.
3. Não Receba Arquivos Descartados de um Estranho
Dispositivos como o iPhone integram um recurso chamado AirDrop que facilita o compartilhamento de arquivos de um dispositivo para outro.
Embora seja um ótimo recurso para segurança cibernética, pode ser perigoso se aceitar arquivos de fontes desconhecidas. Esteja ciente de que os hackers usam esses recursos para espalhar conteúdo malicioso, portanto, não aceite arquivos de alguém que você não conhece.
4. Proteja Suas Contas Bancárias
As informações mais expostas a ataques cibernéticos são contas bancárias e detalhes de login em sites que contêm informações financeiras. Cuidado ao acessar esses serviços ao usar uma rede pública; fazer isso pode torná-lo sujeito a roubo virtual. O melhor é adiar até que você consiga se conectar a uma rede Wi-Fi de sua confiança.
5. Procure e Selecione Conexão Mais Segura
É difícil confiar no Wi-Fi externo, então encontrar uma conexão segura externa é um desafio. No entanto, você deve garantir, pelo menos, que a conexão Wi-Fi esteja criptografada (procure o símbolo do cadeado) e que solicite uma senha para se conectar a ela.
6. Defina Sua Configuração Wi-Fi para Esquecer Redes Públicas
Você nunca saberá a hora e a data em que um hacker atacará uma rede Wi-Fi. Se você se conectou a uma rede pública uma vez, configure seu dispositivo para esquecer a rede Wi-Fi, para que não se conecte automaticamente na próxima vez. Isso reduzirá o risco de se conectar a uma rede Wi-Fi não segura.
7. Experimente Maneiras Alternativas de se Conectar à Internet
Não é comum hoje acessar a internet por meio de uma conexão a cabo. No entanto, as conexões Ethernet são extremamente eficientes para evitar ataques cibernéticos. Você pode considerar conexões Ethernet em cenários como em seu quarto de hotel ao ficar vários dias em uma cidade.
8. Atualize os Sistemas Operacionais do Seu Dispositivo Constantemente
Outra coisa de que os hackers se aproveitam são os sistemas operacionais desatualizados dos dispositivos. Quando o sistema operacional de um dispositivo não está atualizado, ele fica mais vulnerável a ser pirateado por terceiros.
9. Visite Apenas Sites Seguros
O protocolo Secure Sockets Layer/Transport Layer Security evita que invasores de má reputação acessem seus dados em sites HTTPS. Esses sites criptografam todas as comunicações e tráfego. Se o URL tiver um cadeado próximo a ele, significa que o site usa HTTPS. Se um site não emprega HTTPS, deixe certo uma vez, principalmente ao usar uma rede pública.