Imagine que você está assistindo à sua série favorita da Netflix. Quando a cena está prestes a atingir o pico, sua rede começa a ter buffer. A situação continua acontecendo em um loop e você finalmente desiste porque a conexão ruim o deixou frustrado.
Muitos clientes alegam que isso acontece por causa da limitação causada pela Spectrum, uma das maiores Provedoras de Serviços de Internet dos America’s. Este artigo analisa se as alegações contra a Spectrum são verdadeiras ou não. Também veremos como identificar a limitação da Internet e as muitas maneiras de consertá-la.
O Que Exatamente é Limitação da Internet e o Spectrum Faz isso?
A limitação da Internet ocorre quando seu ISP intencionalmente deixa sua internet mais lenta. Isso pode acontecer durante horários específicos do dia, quando você está navegando em certos sites ou quando você está usando muita largura de banda.
Por exemplo, você pode ter observado que seus streamings ficam em buffer com mais frequência durante os horários de pico. Além disso, quando você tenta baixar um arquivo pesado, sua velocidade de download pode ficar lenta.
A Spectrum tem sido repetidamente acusada de fornecer velocidades lentas de internet para seus clientes por mais de uma década. Embora isso possa parecer impraticável, as alegações não são absurdas porque o provedor de serviços na verdade limita as velocidades de internet, mas apenas para situações específicas.
Independentemente da situação em que você se encontra, aqui estão algumas maneiras de resolver esses desafios:
- Agende tarefas pesadas de dados fora dos horários de pico e planeje-as para tarde da noite ou de manhã cedo.
- Opte por um pacote de internet Spectrum com limite de dados maior ou ilimitado.
- Fale com um representante de atendimento ao cliente Spectrum para ajudá-lo.
Por Que Os ISPs Impõem Limitação de Dados?
A limitação de ISP é frequentemente vista como um ato injusto, particularmente para usuários que estão pagando com a esperança de obter uma conexão rápida. No entanto, pode haver algumas razões justas pelas quais os ISPs limitam os dados. Elas incluem:
1. Congestionamento de Rede
Os provedores de serviços de Internet (ISPs) frequentemente diminuem a velocidade da internet para lidar com o congestionamento da rede. Assim como o tráfego na estrada durante o horário de pico, a rede geralmente fica congestionada por usuários durante os horários de pico.
A situação é ainda mais evidente em áreas densamente povoadas, onde muitos usuários tentam se conectar à mesma infraestrutura de internet.
Para garantir que todos tenham acesso à rede, os ISPs poderiam limitar atividades de alta largura de banda, como streaming de vídeo e downloads de arquivos grandes. Isso permitiria que eles mantivessem uma conexão mais suave para todos os usuários.
2. Priorização de Tráfego
Alguns ISPs podem ter acordos com certos sites, o que os faz priorizar seu tráfego em detrimento de outros. Por exemplo, um ISP pode ter um acordo com plataformas de streaming como Netflix, favorecendo seu tráfego em detrimento de outros, como YouTube ou Hulu.
Como tal, sua conexão pode ser limitada para que os espectadores da Netflix assistam sem interrupções. Embora alguns ISPs argumentem que a priorização de tráfego resulta em melhores serviços, outros clientes com redes limitadas acham o arranjo frustrante e injusto.
3. Gerenciamento de Largura de Banda
Largura de banda refere-se à quantidade de dados que podem ser transmitidos por uma conexão de internet por vez. Quando os clientes excedem um certo limite de dados, os ISPs podem decidir limitar sua velocidade de internet para controlar a largura de banda na rede.
Além disso, a maioria dos provedores tem um soft cap, que é basicamente um limite de dados além do qual sua conexão pode ficar significativamente mais lenta. O gerenciamento de largura de banda impede que usuários que consomem grandes quantidades de dados afetem negativamente o desempenho da rede para outros.
4. Gestão de Custos
Com a crescente demanda por internet de alta velocidade para milhões de pessoas no mundo todo, há uma necessidade de uma infraestrutura enorme, como redes de cabo e servidores. Dado isso, os ISPs podem reduzir a pressão sobre seus equipamentos restringindo tráfego específico. Dessa forma, eles podem gerenciar e reduzir significativamente os custos operacionais, de atualização ou de manutenção.
Sinais de Que Sua Internet está Sendo Limitada
O Spectrum nem sempre deixa a força da sua internet mais lenta. No entanto, aqui estão alguns indicadores que indicam que sua conexão foi deliberadamente restringida.
1. Quedas Repentinas na Velocidade da Internet
Uma queda abrupta e visível na velocidade da internet quando você está envolvido em tarefas de alta largura de banda, como streaming e jogos, indica um sinal de limitação. Isso é verdade se você tiver internet lenta durante horários de pico. Para rastrear e confirmar os padrões dessas quedas, você pode fazer um teste de velocidade em diferentes horários do dia.
2. Problemas de Buffer Durante a Transmissão de Vídeos
Outro indicador é buffering frequente ou queda na qualidade do vídeo durante o streaming. Conexões rápidas geralmente são necessárias para plataformas como Netflix, Hulu e YouTube para fornecer conteúdo de alta qualidade. Então, se seus vídeos começarem a atrasar independentemente do seu plano de alta velocidade, sua conexão está sendo limitada.
3. Sites e Aplicativos Demoram Mais para Carregar do Que o Normal
A limitação pode causar uma experiência de navegação mais lenta do que o normal em certos sites ou aplicativos. O Spectrum às vezes prioriza o tráfego de alguns sites em detrimento de outros, o que pode fazer com que outros sites carreguem lentamente. Portanto, você pode precisar se preocupar se perceber que um aplicativo ou site específico está carregando mais rápido do que outros.
4. Aumento do Desempenho ao Usar uma VPN
Seus ISPs acham mais difícil rastrear suas atividades na internet quando você usa uma VPN. Se você observar um aumento perceptível na velocidade da sua rede quando você muda sua localização, isso pode indicar um sinal de limitação. Como seu provedor de serviços não conseguia ver o que você estava fazendo online, era difícil para ele impor restrições à sua conexão.
5. A Ethernet Parece ser Mais Rápida Que o Seu Wi-Fi
A limitação é óbvia com Wi-Fi quando comparada a uma Ethernet com fio porque o Spectrum aplica medidas mais rigorosas em conexões sem fio. Assim, você pode experimentar uma conexão Wi-Fi mais lenta do que Ethernet, mesmo quando estiver perto do roteador.
Por Que o Spectrum Limita Sua Conexão?
Há muitas razões pelas quais o Spectrum pode limitar sua conexão. Vamos discutir isso em detalhes:
1. Não Cumprimento dos Termos de Serviço
Se você não estiver cumprindo os Termos de Serviço do Spectrum, eles podem deixar sua conexão de internet mais lenta. Isso pode incluir usar sua conexão para atividades que colocam sua segurança em risco, fazer downloads ou compartilhar conteúdo pirateado. Seu ISP pode reduzir a velocidade da conexão durante essas instâncias para impedir tais ações.
2. Limitações de Largura de Banda
Atividades intensivas como torrenting, streaming de vídeos 4K e download de arquivos grandes exigem uso pesado de dados. O Spectrum pode limitar sua velocidade de internet durante essas atividades para garantir que todos possam ter conexões decentes de internet.
3. Limites de Dados
O limite de dados define uma restrição na quantidade de dados que você pode consumir dentro de um ciclo de cobrança. Mesmo se você tiver um plano de dados ilimitado, você ainda pode ter uma conexão restrita quando ultrapassar o limite definido.
4. Testes e Manutenção
O Spectrum pode, às vezes, limitar sua internet durante testes de rede e manutenção em equipamentos como modems, roteadores ou servidores. O objetivo de tal manutenção é melhorar a qualidade geral do serviço.
Como Testar a Limitação da Internet do Spectrum
Detectar limitação pode ser complicado. No entanto, vários métodos de teste podem ajudar você a determinar se sua conexão Spectrum está sendo controlada.
1. Execute um Teste de Velocidade da Internet
A melhor e mais rápida maneira de verificar suas velocidades atuais de download e upload é executar um teste de velocidade de internet. Ferramentas como Ookla’s Speedtest, Fast.com, ou o serviço Google’s speed test podem ajudar nessa questão.
É necessário fazer o teste mais de uma vez em um único dia para que você possa identificar certos horários do dia em que pode haver uma rede lenta. Após conduzir os testes, compare os resultados e veja se eles correspondem ao seu plano de assinatura.
2. Experimente com Fio em vez de WiFi
Para fazer isso, primeiro execute testes de velocidade na sua conexão Wi-Fi e observe os resultados obtidos antes de alterar quaisquer outras configurações nela. Em seguida, conecte seu computador diretamente a um modem usando um cabo Ethernet e execute o mesmo teste.
Se sua conexão com fio for mais rápida do que sua velocidade de Wi-Fi, sua configuração de Wi-Fi pode ser o problema. No entanto, uma conexão mais lenta em ambas as pontas significa que a causa provável é o estrangulamento.
O Que Fazer se o Spectrum Estiver Limitando Sua Conexão
Se você verificou e descobriu que seu provedor de internet está deixando sua velocidade de internet mais lenta, você pode tentar as seguintes soluções:
1. Atualize Seu Equipamento
Em certos casos, a conexão lenta de internet pode ser um problema associado ao seu modem ou roteador. Se seu equipamento estiver desatualizado, seu roteador pode não conseguir atingir altas velocidades.
Portanto, você pode considerar comprar e instalar novos modelos desses dispositivos para tornar sua conexão mais rápida. Além disso, garanta que todos os cabos ethernet e coaxiais estejam conectados corretamente e em ótimas condições de funcionamento.
2. Reinicie Seus Dispositivos
Outra coisa que você pode fazer é desligar a fonte de alimentação do modem e do roteador e ligá-los depois de algum tempo. É importante dar um período maior para garantir que ele esteja completamente desligado.
Depois, conecte seus dispositivos na tomada, reinicie novamente antes de reconectar e teste se houve alguma melhora por meio de um teste de velocidade.
3. Verifique Seu Uso Mensal de Dados
Certifique-se de que você não está excedendo seu limite de dados verificando facilmente seu uso de dados. Visite o site deles ou faça login no aplicativo e verifique a área que representa o uso do seu ciclo de cobrança atual. Se você perceber que está sempre ultrapassando seu limite, tente reduzir o uso de dados ou talvez opte por um plano mais alto, se necessário.
4. Entre em Contato com o Suporte do Spectrum
Tente entrar em contato com o suporte ao cliente da Spectrum. Certifique-se de que os detalhes do seu teste de velocidade estejam disponíveis quando você ligar para eles, como horários e datas. Ao falar com um representante do cliente, explique sua situação em detalhes e compartilhe os detalhes do teste de velocidade com eles.
O representante pode executar testes remotos ou sugerir o envio de um técnico para ajudar. É uma boa prática documentar sua interação com o suporte ao cliente para referência futura ou se você tiver que escalar o problema.
5. Considere Registrar uma Reclamação na FCC
Caso o suporte ao cliente não resolva seus desafios de rede e você ainda suspeite de limitação, você pode registrar uma reclamação com a Federal Communications Commission (FCC). Visite a seção de reclamações do consumidor no site oficial da FCC e preencha o formulário de reclamação.
Você precisará fornecer detalhes como detalhes do seu plano, resultados do teste de velocidade e as respostas que você recebeu da equipe de suporte. Como tal, este deve ser seu último recurso após tentar as várias opções acima. Enviar uma reclamação pode não levar a uma resolução imediata. No entanto, pode levar a uma investigação que pode abordar suas preocupações.
Como se Livrar da Limitação do ISP
Abaixo estão estratégias que você pode explorar para recuperar o controle da sua experiência na internet.
1. Use uma VPN ou Proxy
Uma VPN ou proxy criptografa seu tráfego de internet, dificultando que a Spectrum ou qualquer outro Provedor de Serviços de Internet veja o que você está fazendo online. Como resultado, será menos provável que o ISP monitore sua conexão.
Usar uma VPN de primeira linha como a ExtremeVPN dá a você acesso irrestrito à internet e largura de banda ilimitada. Com seus protocolos de segurança robustos e um recurso de kill switch de internet, você não terá vazamentos de dados mesmo quando sua conexão cair.
2. Troque de ISPs
Se você ainda tiver conexões de internet mais lentas após seguir as medidas recomendadas mencionadas acima, considere outras opções de ISP. Pesquise as disponíveis na sua área e escolha uma com planos de alta velocidade sem soft caps.
Leia as avaliações do novo ISP que você está considerando e confirme se ele tem uma reputação de fornecer serviço de qualidade. Além disso, certifique-se de que você não tem um contrato existente com a Spectrum para não incorrer em taxas devido ao cancelamento antecipado.
3. Monitore o Uso de Seus Dados
Use ferramentas para monitorar o uso do seu plano regularmente para que você possa estar consciente. Você pode configurar alertas para saber quando estiver se aproximando do seu limite. Outras práticas comuns para reduzir o uso de dados incluem diminuir a qualidade do seu streaming, usar o modo de economia de dados em aplicativos e evitar grandes downloads para permanecer dentro dos seus limites de dados.
A limitação de Largura de Banda Afeta os Dados Móveis?
Sim, faz. Assim como com o Wi-Fi, seu ISP ou operadora de celular pode limitar seu uso de dados móveis para evitar congestionamento de rede e controlar o uso de dados.
No entanto, isso normalmente acontece quando você atinge um certo limite de dados dentro do seu ciclo de cobrança. A restrição pode afetar sua velocidade de navegação, qualidade de streaming de vídeo e experiência geral na internet.
Você pode seguir os seguintes passos para evitar a limitação de dados móveis:
- Fique dentro do limite do seu plano de dados.
- Use uma VPN para mascarar o uso de dados.
- Selecione um plano ilimitado com limites mais altos.
- Use Wi-Fi sempre que possível para conservar dados móveis.
- Desative a execução de aplicativos em segundo plano.
- Reduza a qualidade do vídeo em aplicativos de streaming para reduzir o consumo de dados
É Legal o Spectrum Limitar Minha Rede?
Sim, a limitação por ISPs como a Spectrum é geralmente legal. Isso ocorre porque a limitação é frequentemente feita por razões legítimas, como gerenciar congestionamento de rede, reduzir o uso de largura de banda e impor limites de dados. No entanto, os ISPs devem ser transparentes sobre suas práticas de limitação para seus clientes.
Como tal, a Spectrum deve delinear as circunstâncias sob as quais a limitação pode ocorrer em seus termos de serviço. Se você acredita que o provedor de serviços está restringindo sua conexão injustamente ou que eles estão indo contra suas políticas declaradas, você tem o direito de abordar isso com eles ou buscar assistência regulatória de agências como a FCC.
Como Instalar o ExtremeVPN para Impedir Que o Espectro Limite Sua Internet
Instalar uma VPN é a melhor maneira de contornar o estrangulamento de largura de banda do Spectrum. Ele funciona criptografando e redirecionando seu tráfego de internet por meio de um servidor seguro para ocultar suas atividades online do seu ISP.
Siga os passos abaixo para instalar o ExtremeVPN no seu dispositivo de streaming:
- Assine um plano de preços ExtremeVPN que funcione melhor para você.
- Baixe e instale o aplicativo ExtremeVPN para celular ou desktop.
- Efetue login com suas credenciais do ExtremeVPN.
- Selecione e conecte-se a um dos 6500 locais de servidor.
- Comece a navegar sem se preocupar com o Spectrum deixando sua conexão mais lenta.
O Spectrum Bloqueia a Conexão VPN?
Não, geralmente não. No entanto, há algumas circunstâncias a serem consideradas. Se você usar uma VPN mal configurada e com sobrecargas de servidor VPN, você pode ter problemas ao usá-la com o Spectrum.
Além disso, alguns sites ou serviços podem bloquear o tráfego VPN para impor suas políticas, levando a problemas de conectividade VPN ao usar o Spectrum. Ao usar uma VPN confiável como a ExtremeVPN, você não precisaria se preocupar com esses problemas de configuração VPN.