O seu IP: 3.137.198.181 • O seu ISP: Amazon.com, Inc. • O seu estado: Não protegido Obtenha o ExtremeVPN e ligue-se a um dos nossos servidores rápidos para proteger o seu tráfego na Internet.
ExtremeVPN Logo

13 Golpes Populares do Zelle para Ficar de Olho e como Evitá-los

Last updated: January 2, 2025 18 min read
13 Popular Zelle Scams to Watch for and How to Avoid Them
Ícone de golpe

Embora serviços como o Zelle ajudem os usuários a transferir dinheiro para seus amigos, colegas ou um negócio online sem problemas, muitos golpistas e ladrões fizeram dele um hotspot para caçar sua próxima vítima. Essas entidades podem usar qualquer truque para convencer você a transferir uma quantia para elas.

Como diz o ditado, Conhecimento é Poder. Portanto, estar ciente dos truques populares que esses golpistas usam pode ajudar você a evitar ser vítima. Este artigo discute os golpes mais comuns do Zille em 2025.

Os Golpes Populares do Zelle – Lista Rápida

Abaixo estão os 13 golpes mais comuns do Zelle em 2025:

O Que são Golpes do Zelle?

O que são golpes do Zelle?

Um golpe Zelle é qualquer tipo de fraude financeira em que criminosos usam a plataforma Zelle para conduzir suas operações.

Esses golpes podem variar de atividades fraudulentas diretas, como uma listagem falsa em um mercado online, a um plano sofisticado envolvendo se passar pelo seu banco. O objetivo final de todos esses golpes é drenar sua conta Zelle de qualquer dinheiro que eles possam obter.

Como Funciona um Golpe da Zelle?

Como funciona um golpe da Zelle?

Golpistas do Zelle aproveitam a facilidade de uso da plataforma. Como qualquer dinheiro transferido no Zelle chega ao destinatário imediatamente, o golpista pode sacar todo o dinheiro da conta instantaneamente. Isso dificulta que suas vítimas recebam seu dinheiro de volta depois que a transferência tiver ocorrido.

No entanto, o Zelle é um dos muitos serviços de pagamento suscetíveis a esses golpes. Golpes do Venmo e do Cash App, entre outros, também estão aumentando, e os golpistas tendem a usar métodos semelhantes para atrair novas vítimas. Vamos descobrir mais sobre esses golpes.

13 Golpes Comuns do Zelle – Lista Detalhada

13 Golpes Comuns do Zelle

1. Personificando Amigos e Familiares

Esse golpe envolve o golpista fingindo ser um amigo próximo ou um membro da família. Eles podem até se disfarçar como um colega do seu local de trabalho com quem você tem um relacionamento próximo. O criminoso obterá informações sobre você e a pessoa que está se passando por meio de mídias sociais ou outros meios.

Em seguida, o criminoso enviará uma mensagem de texto ou e-mail dizendo que está em uma emergência e quer que você envie dinheiro para ele via Zelle. Esses golpes podem ser difíceis de pegar, pois os gênios são espertos. Você pode agir emocionalmente, pois a pessoa personificada pode ser alguém com quem você se importa profundamente. É assim que o dinheiro será enviado sem pensar duas vezes.

Esses criminosos podem até mesmo pular em um vídeo convincente ou chamada telefônica para solicitar dinheiro com a ajuda de tecnologias deep fake. Para evitar que esses golpes aconteçam, você deve ler cuidadosamente qualquer mensagem recebida antes de enviar o dinheiro. Além disso, se algo assim acontecer, tente entrar em contato com a pessoa que os criminosos estão personificando.

Melhor ainda, tente criar uma palavra-código que você pode usar com seus amigos e familiares durante emergências para ajudar a confirmar a identidade deles caso precisem de uma transferência urgente do Zelle.

2. Aquisições de Contas

Esse tipo de golpe pode ocorrer de diferentes formas, mas o objetivo final continua o mesmo: obter controle total sobre sua conta Zelle. O golpista poderá então transferir todo o dinheiro disponível em sua conta para a dele.

Antes que esse golpe possa ocorrer, o golpista deve ter obtido suas informações pessoais, como seu nome, endereço de e-mail ou número de telefone. Eles usarão essas informações para induzi-lo a expor os detalhes de login ou senhas da sua conta, permitindo que eles obtenham acesso completo à sua conta Zelle.

Geralmente, as invasões de conta começam com um e-mail ou mensagem de texto informando que você tem um problema com sua conta Zelle. Pode até parecer uma mensagem da sua instituição financeira. Essas mensagens virão com um link que, uma vez clicado, expõe suas informações de login ao hacker/golpista.

Para estar seguro, nunca clique em nenhum link em uma mensagem de texto que pareça ser enviada pela Zelle. Se você recebe essas mensagens com frequência, entre em contato com seu banco diretamente e confirme com eles se há algum problema.

3. Golpes de Emprego

Um golpe de emprego da Zelle começa com uma lista de empregos falsa ou oportunidades de trabalho remoto. Esse golpe envolve você realizando um processo de inscrição simples e curto para conseguir um emprego. Depois de concluir o processo de inscrição, você será contratado. Parece legal, certo? Mas é aí que o golpe começa.

Durante o processo de integração, eles dirão que você tem que pagar por materiais educacionais ou de treinamento que podem ajudá-lo a crescer em sua função. Alguns chegam a oferecer um laptop gratuito ou uma estação de trabalho remota completa. A única coisa é que você tem que pagar a taxa de envio e o seguro. Eles solicitarão esses pagamentos via Zelle. Infelizmente, não haverá trabalho; o golpista fugirá com seu dinheiro.

No entanto, você pode evitar esses golpes. Sempre que um emprego para o qual você se candidatou pedir para você enviar algum dinheiro, seja ao se candidatar ou depois de ser aceito — fuja. Nenhum empregador legal pedirá que você pague uma taxa se quiser começar a trabalhar com eles.

4. Golpes de Mercado Online

Vários mercados online, como OfferUp e Facebook, rapidamente se tornaram um espaço livre para golpistas encontrarem seu próximo alvo. Esse tipo de golpe pode afetar compradores e vendedores. Vamos explicar como cada parte pode ser enganada.

Golpe do Vendedor

Esses golpistas se disfarçam de vendedores legítimos vendendo produtos. Eles postarão um produto no mercado online que não têm disponível. Quando um comprador os contata para fazer uma compra, eles solicitarão que o comprador pague adiantado pelo produto usando o Zelle.

Por exemplo, um golpista pode dizer que há uma fila de outros compradores esperando para comprar o produto, mas você pode obtê-lo se transferir uma certa quantia adiantada via Zelle.

Compradores Falsos

Se você estiver vendendo um produto em um desses mercados online, um golpista pode entrar em contato com você para comprar seu produto. Eles se oferecerão para fazer o pagamento usando o Zelle e solicitarão seu e-mail. No entanto, eles enviarão um e-mail de phishing, que os ajudará a obter os detalhes de login da sua conta ou a convencê-lo a enviar dinheiro para eles.

5. Golpes de Contas Comerciais

Esse tipo de golpe também é conhecido como golpe de atualização do Zelle. Um golpe de conta empresarial envolve o golpista pedindo que você pague uma taxa para atualizar sua conta para uma conta empresarial. Esse tipo de golpe geralmente acontece junto com o golpe do mercado online.

Por exemplo, você coloca um item caro para vender em um mercado do Facebook. Um golpista pode entrar em contato com você e oferecer pagar imediatamente pelo item usando o Zelle. Eles entrarão em contato com você após “tentar” transferir o dinheiro dizendo que a transferência não foi bem-sucedida, pois sua conta Zelle ainda não foi atualizada para uma conta comercial.

O golpista então enviará a você um e-mail ou mensagem de texto falso fingindo ser um representante da Zelle, instruindo você sobre os passos para atualizar sua conta. Claro, você precisará pagar uma taxa de atualização, que acabará na conta do golpista.

Para evitar ser vítima desse golpe, nunca pague uma taxa de atualização na sua conta Zelle. A Zelle não cobrará nada a mais, mesmo que você seja uma empresa usando a plataforma ou queira obter recursos e serviços extras.

6. Golpes de Rua

Embora a maioria dos golpes do Zelle sejam por e-mail ou mensagem de texto, alguns golpistas preferem fazer isso cara a cara. Um golpe de rua pode acontecer de duas maneiras diferentes.

Solicitação de Transferência de Dinheiro em Troca de Dinheiro

Este tipo envolve alguém se aproximando de você e perguntando se você tem uma conta Zelle. Depois que você diz sim, eles imploram para que você dê dinheiro a eles, mas eles transferirão o dinheiro para sua conta Zelle. Quando você abre seu aplicativo, eles coletam seu telefone para obter suas informações de conta. Em vez disso, eles usarão essa oportunidade aberta para enviar todo o dinheiro em sua conta para eles mesmos.

Empréstimo de Telefone

Isso também envolve alguém se aproximando de você e dizendo que a bateria do telefone está fraca ou que o esqueceu em casa. O golpista solicitará que seu telefone faça uma ligação rápida para alguém, alegando que é uma emergência. Assim que você entregar seu telefone, eles localizarão rapidamente seus aplicativos bancários, como o Zelle, e tentarão transferir dinheiro para si mesmos. Enquanto fazem isso, eles fingem estar fazendo a ligação ou digitando o número de telefone da pessoa.

A melhor maneira de evitar ambos os cenários é não dar seu telefone a nenhum estranho, independentemente do motivo. Se eles realmente precisarem de ajuda imediata, faça você mesmo a chamada de emergência em vez de entregar seu telefone a eles.

7. Fraude Romântica

Golpes românticos aumentaram à medida que as mídias sociais e os aplicativos de namoro se tornaram populares. Em um golpe romântico, o golpista alcança seu alvo online ou em uma plataforma de namoro. Veja bem, eles preencherão seus perfis com informações falsas, incluindo uma foto de perfil, nome e endereço falsos.

O golpista cria rapport com seu alvo e, uma vez que sente que há confiança mútua entre ambas as partes, solicita uma quantia de dinheiro, alegando uma emergência. Ele pedirá que o alvo envie o dinheiro apenas pelo Zelle e não por nenhuma outra plataforma.

Uma vítima de golpes românticos terá dificuldade em recuperar seus fundos, pois o dinheiro foi enviado intencionalmente e não há sinais de que sua conta foi hackeada. Para evitar cair nesse golpe, limite as informações que você compartilha em suas mídias sociais e plataformas de namoro. Além disso, não compre vales-presente ou qualquer forma de presente para eles até ter certeza de que são legítimos.

8. Golpes de Caridade

Golpes de caridade sempre envolvem o fraudador se passando por uma organização de caridade buscando doações. Isso geralmente acontece após um evento de alto perfil, como um terremoto ou uma enchente. O golpista solicita doações para ajudar as pessoas afetadas por esse desastre natural. Como você sabe, isso é mentira, e o golpista embolsa o dinheiro.

Você pode evitar esse golpe lidando apenas com organizações de caridade legítimas. Essas organizações sempre oferecerão um meio seguro ou alternativo para você ajudar a causa delas. Se elas insistirem que você faça um pagamento usando apenas o Zelle, isso é um sinal de que algo está errado.

9. Golpes de Reembolso

Golpistas que usam esse método têm como alvo antigas vítimas de um golpe diferente da Zelle. Nesse tipo de golpe, o golpista contata a vítima como se já tivesse as informações de contato dela. Eles fingem ser da Zelle e se oferecem para ajudar a recuperar os fundos roubados.

Infelizmente, o processo de recuperação fará com que você perca dinheiro, pois eles o levarão por um processo de reembolso falso bem pensado. Você pode facilmente evitar que isso aconteça lidando diretamente com a Zelle, com a polícia ou com seu banco depois de ser enganado inicialmente.

10. Golpes de Investimento

Este é um golpe de confiança em que o fraudador usa materiais e credenciais falsos para convencer as pessoas de que são especialistas em negócios e investimentos. O fraudador então explica que a oportunidade de investimento de ouro exige um pagamento inicial via Zelle para garantir uma vaga, pois o investimento está ganhando popularidade.

Depois que você transfere o pagamento inicial do Zelle, o golpista prossegue para o próximo estágio e alega que você obteve lucros enormes com seu pagamento inicial. Eles podem até mostrar uma prova fotográfica, que provavelmente é falsa. O golpista então pedirá investimentos adicionais usando o Zelle para aumentar seus retornos.

Você pode evitar esses golpes de investimento não usando o Zelle para iniciar qualquer investimento. Nenhuma organização legal solicitará que você envie fundos especificamente usando o Zelle. Além disso, faça uma pesquisa completa antes de fazer qualquer investimento. Confirme se o consultor financeiro ou vendedor é quem diz ser antes de pensar em transferir qualquer dinheiro.

11. Golpes de Ingressos para Eventos

Para shows de música, festivais ou eventos esportivos com intensa popularidade, seus ingressos tendem a esgotar rápido. Quando isso acontece, as pessoas vêm online para vender seus ingressos, talvez devido a mudanças de planos ou porque simplesmente têm sobras. Golpistas aproveitam essa situação para atacar vítimas inocentes.

Neste golpe do Zelle, você verá anúncios falsos de ingressos inexistentes para shows populares. O golpista fará tudo parecer legítimo, incluindo informações detalhadas sobre os ingressos e fotos. Então, eles farão você pagar pelo ingresso usando o Zelle. Depois de pagar, você não receberá nenhum ingresso, pois a transação foi falsa.

12. Golpes de Loteria e Prêmios

Neste golpe do Zelle, você receberá uma notificação alegando que ganhou um prêmio, sorteio ou loteria. Embora isso seja uma boa notícia, você também aprenderá que deve pagar algum depósito de segurança ou taxas de transação usando o Zelle para recuperar seus supostos ganhos.

No entanto, os ganhos não existem. Depois que você enviar o dinheiro solicitado, o golpista desaparecerá junto com seu dinheiro.

13. Golpes do Craigslist

Na plataforma Craiglist, os golpistas podem reivindicar pagamento a maior ou vender uma propriedade que não é deles. Eles podem anunciar um apartamento para alugar no Craiglist, fazer você pagar um depósito de segurança pesado usando o Zelle e assinar um contrato de locação falso. No entanto, quando você visitar a casa, verá que ela nunca foi colocada para alugar ou vender.

Se você estiver procurando um aluguel pelo Craiglist e vir uma oferta boa demais para ser verdade, uma vez que eles o pressionarem a pagar pelo Zelle, você tem que considerar isso como um sinal de alerta. No caso de pagamento a maior, um comprador interessado pode entrar em contato com você sobre um item que você postou no Craiglist. Esse comprador falso pagará usando um cheque administrativo, que conterá um valor maior do que o preço acordado.

O comprador vai pedir para você depositar o cheque administrativo e enviar o saldo via Zelle. No entanto, o banco vai sinalizar o cheque como falsificado, e se você já enviou o dinheiro, você foi vítima desse golpe.

Para evitar cair nesse golpe, certifique-se de confirmar se o cheque é autêntico antes de fazer qualquer transferência para o comprador.

Como Você Pode Evitar Golpes Zelle?

Como você pode evitar golpes no Zelle?

É aconselhável que você use o Zelle apenas para transferir dinheiro para pessoas que você conhece e confia. No entanto, se houver uma situação que envolva você enviando dinheiro para pessoas de fora no Zelle, aqui estão algumas medidas de segurança que você deve tomar:

  • Faça transações usando seu e-mail Zelle: Se você não conhece a pessoa para quem está enviando dinheiro, deverá realizar a transação com um endereço de e-mail cadastrado na Zelle.
  • Verifique novamente as solicitações de pagamento: Sempre que receber uma solicitação de pagamento de um destinatário desconhecido, confirme se o dinheiro transferido chega à pessoa pretendida. Isso ocorre porque qualquer transação feita entre duas contas Zelle não pode ser cancelada. Você pode fazer isso transferindo $ 1,00 para testar para confirmar se o destinatário é a pessoa certa.
  • Habilite a autenticação de dois fatores: 2FA é um processo de verificação que garante que ninguém possa acessar sua conta sem que você receba uma mensagem de texto ou e-mail ou tenha acesso ao seu aplicativo autenticador. Certifique-se de não compartilhar esses códigos com ninguém de fora.
  • Verifique se há sinais de engenharia social: A maioria dos golpistas opera tentando construir um relacionamento e harmonia com seu alvo. Isso é para que eles possam construir a confiança da pessoa e fazer com que ela lhes envie qualquer quantia solicitada. Se você receber solicitações dramáticas e românticas ou gestos excessivamente amigáveis ​​de uma pessoa desconhecida, trate isso como um sinal de alerta.
  • Inspecione regularmente seus extratos bancários e relatório de crédito: Um sinal de que você pode ter sido vítima de roubo de identidade é começar a ver transações estranhas em suas contas ou extratos bancários. Monitorar suas transações regularmente pode alertá-lo sobre qualquer fraude em sua conta.
  • Questione solicitações de pagamento urgentes: Depois de receber uma solicitação de pagamento com prazo apertado ou qualquer coisa que possa assustá-lo, não deixe que isso o engane ao efetuar um pagamento. Você ainda deve avaliar a situação antes de transferir o dinheiro.
  • Considere usar serviços de monitoramento de crédito e roubo de identidade: Muitas plataformas podem ajudá-lo a monitorar suas contas online e oferecer alertas de fraude em tempo real. Essas plataformas sinalizarão transferências e transações suspeitas que excedam seus limites de gastos.
  • Mude para uma plataforma ponto a ponto não bancária: Você pode experimentar uma plataforma que requer apenas conexão com um cartão de crédito, como o Venmo. Recuperar quaisquer fundos perdidos nessas plataformas é simples, pois você lidará com a administradora do cartão de crédito.

O Que Fazer se Você for Vítima de um Golpe da Zelle?

O que fazer se você for vítima de um golpe da Zelle?

Se você for vítima de algum golpe do Zelle, veja o que você pode fazer:

  • Notifique seu banco: Zelle tem parceria com muitas instituições financeiras nos United States. Portanto, se você for enganado no Zelle, primeiro entre em contato com seu banco e relate o problema.
  • Envie um boletim de ocorrência: O boletim de ocorrência é um dos documentos que seu banco solicitará. Preencher um ajudará você a agilizar o processo com seu banco.
  • Modifique suas senhas: Depois de ser vítima de um golpe Zelle, o golpista poderá obter suas informações de login. Certifique-se de alterar as senhas do seu aplicativo bancário, e-mail, conta Zelle e qualquer outro aplicativo onde você armazena os detalhes do seu cartão de crédito/débito. Você pode usar um gerador de senha para ajudá-lo a criar uma senha forte.

Por Que os Golpes do Zelle estão Aumentando?

Por que os golpes do Zelle estão aumentando?

Zelle é uma das plataformas de pagamento mais populares que incentivam transferências de dinheiro peer-to-peer. No entanto, sua popularidade é insuficiente para torná-la um alvo quente para golpistas. Aqui estão alguns outros motivos pelos quais esses fraudadores têm como alvo os usuários do Zelle:

  • Zelle se conecta diretamente ao seu cartão de débito ou conta bancária: Zelle pertence à Early Warning Services (EWS), uma organização FinTech administrada pelos sete maiores bancos da América, incluindo Wells Fargo e Bank of America. Antes de transferir dinheiro nesta plataforma, você deve conectá-lo à sua conta bancária. Se o seu banco não conseguir se conectar ao Zelle, você pode conectar seu cartão de débito Mastercard ou Visa à plataforma.
  • As transações Zelle são rápidas e irreversíveis: Se você transferir dinheiro para outro usuário Zelle, é quase impossível cancelar o pagamento. A plataforma foi projetada especificamente para que os usuários transfiram dinheiro para amigos e familiares, não para estranhos. Zelle usa um sistema de pagamento Automated Clearing House (ACH) para acelerar as transações.
  • Os bancos não são responsáveis ​​por EFT não autorizado via Zelle: Não existem políticas fortes de proteção contra fraude ao consumidor que protejam os usuários quando eles fazem uma EFT (transferência eletrônica de fundos) por meio de um aplicativo de terceiros como o Zelle. Mas, em junho de 2021, o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) declarou que os usuários que foram induzidos a compartilhar as informações de suas contas deveriam obter proteção ao consumidor semelhante, como se o dinheiro fosse roubado diretamente de seu cartão de débito ou de outras contas bancárias.

No entanto, de acordo com um artigo do New York Times, em 2022, bancos e cooperativas de crédito podem começar a reembolsar vítimas do golpe Zelle.

Como Denunciar um Golpe Zelle

Ícone de relatório

Aqui estão as diferentes maneiras de denunciar um golpe no Zelle:

  • Se você tiver uma conta Zelle, entre em contato imediatamente com o suporte ao cliente pelo telefone 1-844-428-8542 ou preencha o formulário nesta página.
  • Registre uma denúncia no Internet Crime Complaint Center.
  • Caso se trate de uma transação não autorizada envolvendo um banco vinculado ao serviço, comunique ao departamento de fraude do banco.
  • Se o seu banco ou cooperativa de crédito se recusar a ajudar, informe o CFPB.

Perguntas frequentes

Golpes acontecem no Zelle? Up
Sim. Golpistas usam Zelle porque qualquer dinheiro enviado é transferido imediatamente e é difícil de recuperar depois de enviado. Use Zelle apenas para fazer transações com familiares e amigos confiáveis para evitar cair nesses golpes.
O Zelle reembolsa golpes? Up
Se sua conta Zelle foi hackeada ou usada para atividades fraudulentas, você pode conseguir seu dinheiro de volta. No entanto, se você enviar dinheiro para um golpista sem nenhuma maneira de mostrar que enviou o dinheiro contra sua vontade, é desafiador obter um reembolso.
Minha conta bancária pode ser hackeada pelo Zelle? Up
Como a Zelle faz parceria com os maiores bancos dos United States, é quase impossível para qualquer hacker acessar sua conta bancária por meio da plataforma. A maioria dos casos de golpes na Zelle envolve golpistas convencendo as vítimas a compartilhar os detalhes de suas contas ou transferir dinheiro.
Por que os golpistas usam o Zelle? Up
Zelle é uma opção popular para golpistas porque ostenta transações rápidas, como dinheiro recebido instantaneamente após o envio. Além disso, o usuário não pode reverter essa transação por conta própria.
O Zelle pode me proteger contra golpes? Up
Infelizmente, não. O Zelle não oferece nenhuma proteção para qualquer dinheiro que você enviar usando o Zelle. Uma vez que você envia dinheiro intencionalmente pelo Zelle, torna-se muito desafiador recuperá-lo, mesmo que tenha sido devido a um golpe.

Conhecimento é Poder, ExtremeVPN é Liberdade

Proteja-se ao fazer transações online!

COMEÇAR Garantia de reembolso de 30 dias

Share this article

About the Author

Rodrigo Dias é um escritor português apaixonado por privacidade e segurança. Seu conhecimento envolv...
More from

Related Posts

Comments

No comments.

ExtremeVPN Watermakr Icon

Protect and enjoy your digital life with ExtremeVPN

  • Safe and seamless streaming
  • Privacy on Wi-Fi networks
  • No DNS leaks
  • One account, ten devices
  • 6,500+ servers in 78 countries
Get ExtremeVPN